Entrevista em formato podcast com o Prof. Dr. Wesley Oliveira Kettle, intitulada "O meio ambiente nas fontes históricas" a entrevista pretende, além de compreender a trajetória acadêmica do entrevistado no que diz respeito à questão ambiental, discutir sobre a presença do meio ambiente nas diversas fontes históricas


*Se estiver acessando pelo Smartphone tenha a atenção de clicar em "ouvir no navegador". Se apenas clicar no ícone de play o dispositivo irá encaminhar para baixar o aplicativo da Soundcloud.

Redes sociais do Grhin:
https://www.facebook.com/grhin/
https://grhin.webnode.com/

12 comentários:

  1. Penso que abordar pela perspectiva ambiental conteúdos em História, seria uma das possibilidades de solucionar o problema de desinteresse do aluno pela disciplina que é um exaustivo debate na historiografia sobre Ensino de História. Por isso é de grande valor pois é o que está presente na realidade do aluno; e a histografia que fazemos hoje deve atender essa demanda para levarmos para a sala de aula! Vejo a fala do professor Kettle no evento também como uma grande contribuição para o educador que está em sala de aula ter essa acessibilidade e conhecer outras produções.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhada com a entrevista! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  3. Fazendo uma leitura até mesmo menos acadêmica sobre o "meio ambiente" na narrativa histórica, tenho uma forte impressão que ainda se trata de uma seara pouco trabalhada pelos historiadores e como disse o professor Wesley tratada mais como um cenário do que um campo próprio de pesquisa. Sabe-se da importancia do ambiente para a formação e as transformações das sociedades, mas exitem poucas trabalhos que se propõe a pesquisar o "meio ambiente" como um campo de estudos.
    Acredito que existem possibilidades diversas e muito ricas que podem e devem ser utilizadas para a Educação Básica, pois vão incrementar o ensino e auxiliar no processo de aprendizagem e da relação dos sujeitos (alunos), tendo em vista que são áreas que possibilitam a exploração fora de sala de aula e de uma aproximação com as suas realidades.

    Gustavo Gomes de Medeiros

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Por que o meio ambiente ainda é visto de forma singular dentro da história sabido da grande gamade informações que o meio ambiente tem para uma contribuição de um trabalho historiográfico mais amplo?

    Marcelo Costa Dias

    ResponderExcluir
  6. Por que a história ambiental e o meio ambiente ainda são apresentados/interpretados de forma superficial nos balanços e discussões historiográficas dos estudos da escravidão negra ou da história indígena do Brasil? Isso ocorre tanto com historiadores que se debruçam sobre o período colonial quanto imperial e, sobretudo na República. Qual a razão para tamanha negligência dos historiadores? Por que muito se discutiu sobre o capitalismo histórico no Brasil (sem entrelaçar com essa área), depois o foco passou para outras áreas de tensão (demandas) e apenas recentemente essa problemática (da história e meio ambiente) se apresentou com boas argumentações para a disciplina (ainda que se referencie a década 1970 como época embrionária desse campo no Brasil).

    Victor Santos Gonçalves

    ResponderExcluir
  7. Ótima entrevista, ainda não tinha visto essa discussão na área da história, o professor tem total razão ao afirmar que tema do meio ambiente enriquece a pesquisa, principalmente com as preocupações atuais. Em sua opinião, porque estudos nessa área ainda não são tão difundidos? Qual é a maior dificuldade ao analisar a perspectiva ambiental na historiografia?
    - Ana Clara Fernandes da Costa

    ResponderExcluir
  8. Prezado Professor Wesley Oliveira, boa noite. Inicialmente gostaria de parabenizá-lo pela entrevista com esta temática interessante dentro da historiografia. É um ponto muito importante a ser discutido sobre a inserção dentro da metodologia da didática do ensino de História a inclusão de temas até então muito pouco, ou até mesmo, nunca discutidos como a História Ambiental. Dentro das várias colocações que fez o que o senhor pode dizer sobre colocar em pauta para alunos do ensino básico alguns temas sobre as várias expedições artísticas e científicas que ocorrem aqui no país durante o século XIX, onde os cientistas, artistas, naturalistas como o botânico Karl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868) e o o zoólogo Johan Baptiste Von Spix (1781-1826) retrataram o ambiente natural brasileiro da época?

    Obrigado pela oportunidade.
    Paulo Roberto Abreu de Azevedo

    ResponderExcluir
  9. Palestra excelente! Gostaria muito que os mestrados da minha faculdade tivessem um viés História - Natureza.
    Este é um tema muito novo, mas principalmente em se tratando de História do Brasil existe uma gama muito grande de fontes para se trabalhar com a perspectiva ambiental, a ação humana interfere diretamente no meio ambiente. Adoraria trabalhar com uma temática dessa! Mas será possível um trabalho interdisciplinar com as ciências biologicas dentro da sala de aula?

    Greiciane Farias da Silva

    ResponderExcluir
  10. Excelente palestra professor! Acredito que As questões ambientais afetam diretamente a qualidade de vida da população e compõem um elenco de problemas e situações com enorme potencial para a compreensão crítica da sociedade brasileira. Igualmente, os elevados custos para recuperação de áreas ambientalmente degradadas servem de alerta para as autoridades públicas, pois, hoje, torna-se mais barato preservar do que regenerar danos ambientais. Neste momento, a relação que a sociedade estabelece com a escola pode se converter em importante vetor no atendimento de algumas demandas sociais requeridas para o desenvolvimento da democracia no país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É necessário se identificar pois os organizadores precisam de seu nome para gerar o certificado de participação.

      Excluir
  11. Meus parabéns pela palestra professor! Acredito e tento me fazer compreender que debates e discussões sobre meio ambiente, parecem pouco familiares nas salas de aula de História. Poluição, degradação de solos, secas, queimadas, lixo, preservação de animais, enchentes devastadoras e demais problemas que envolvem os variados temas ambientais são próprios de educadores e cientistas da natureza, mas parecem estar bastante distantes das preocupações daqueles que se dedicam aos estudos das sociedades. Desta forma, tratar de um tema que as relações que aborda as relações da história com o meio ambiente pode provocar um certo estranhamento, como se historiadores e professores de História estivessem invadindo um território alheio e se propusessem a entrar em uma espécie de aventura, embrenhando-se em uma seara desconhecida, exclusiva da área das ciências da natureza. Quando, no entanto, nos detemos atentamente às diversas problemáticas ambientais, percebe-se como muitos dos temas abordados são também familiares às ciências humanas e como as aproximações entre sociedade e meio ambiente possibilitam enriquecimento mútuo entre as duas áreas e campos de conhecimento.

    ResponderExcluir